2.8.09

A SUPREMA ORDEM DO UNIVERSO

Um princípio único rege todo o Universo numa suprema ordem.

Lei que significa,ordem, equilíbrio e precisão de funcionamento e acima de tudo,
unidade de princípio.
Monismo - O princípio da Trindade da Substância é universal e único:
Poderá pulverizar-se numa série infinita de efeitos particulares, mas permanece em toda parte, em sua forma estática de individuação, Z, Y, X, sua forma dinâmica de transformismo que segue o caminho: ... X -Y- Z...
exemplos:
O microcosmo está construído como o macrocosmo.
O átomo é um verdadeiro sistema planetário, com todos os seus movimentos, em cujo centro está um sol, o núcleo central, de densidade máxima, em redor do qual giram, seguindo uma órbita semelhante à planetária, um ou mais elétrons, segundo a natureza do sistema, é isso que define o átomo e lhe dá sua individuação química.
Nosso sistema solar, com todos os seus planetas, poderia considerar-se o átomo de uma química astronômica, cujas combinações e reações produzem essas nebulosas que vedes aparecer e desaparecer nos confins de vosso universo físico.
Quando, no espaço, um sol, como qualquer núcleo com seu cortejo planetário, encontra-se com outro sol ou núcleo e seu cortejo planetário, o resultado é sempre o mesmo: a formação de nova individuação, quer seja sistema cósmico ou químico.
O princípio de que o universo se compõe, dividindo-se e reunindo-se, de duas metades inversas e complementares, é geral e único. Tudo o que existe tem seu inverso, sem isto, é incompleto. O sinal -, complementar do sinal +, próprio da energia elétrica, o encontrais no átomo, composto de um núcleo estático e positivo, e de elétrons, dinâmicos e negativos; e também na divisão sexual animal e em todas as manifestações da personalidade humana.
O homem é feito verdadeiramente à imagem e semelhança de DEUS, no sentido em que compreende em si e constitui, numa unidade, os três momentos a, b, g.
Essa unidade de conceito é a mais evidente expressão do Monismo do universo e da presença universal da Divindade. Na infinita variedade das formas, sempre ressurge o mesmo princípio idêntico, com nomes e em níveis diferentes. Assim,
no nível X temos a gravitação;
no nível Y temos o que denominamos simpatia;
no nível Z, amor.
Eles constituem a mesma lei de atração, que vincula as coisas e os seres e os sustenta como organismo, numa rede de contínuas relações e trocas, tanto no mundo da matéria quanto no da consciência.

Nenhum comentário: